segunda-feira, 6 de abril de 2009

As Telecomunicações

Os telemóveis surgiram pela necessidade de comunicação a longas distâncias.
O primeiro meio de comunicação portátil surgiu no ano de 1983 e foi lançado pela Motorola, era o Motorola DynaTac 8000X. Depois do lançamento deste telemóvel esteve-se durante décadas a desenvolver esta nova tecnologia, que levou a um gasto de 100 milhões de dólares. Era considerado um telemóvel bastante prático pois “só” pesava cerca de 800g, e media cerca de 33cm de altura 12cm de largura e 7cm de espessura.







Telemóveis da Primeira Geração


Os primeiros telemóveis foram denominados da primeira geração uma vez que utilizavam um meio de comunicação analógica, enviavam informação em ondas cuja forma varia de forma continua. Apenas podiam ser utilizados para comunicação por voz e possuíam várias interferências. Outro ponto negativo é que podia-se facilmente ouvir as conversas de outras pessoas, através de um sintonizador de rádio.

Apesar de todas estas desvantagens, foi esta geração de telemóveis que nos proporcionou chegar até aos dias de hoje com a qualidade de comunicação que possuímos.








Telemóveis da Segunda Geração



A segunda geração de telemóvel iniciou-se no ano de 1990 e marcou a passagem da informação analógica para informação digital. Graças a este passo, foi possível ter um maior número de ligações simultâneas com a mesma largura de banda, e assim tornou-se possível integrar outros serviços, como o envio de mensagens escritas (SMS), e a transmissão de dados entre fax e modem.

Ainda nesta geração surgiu o 2,5G que assentava essencialmente na transmissão mais rápida de dados (banda larga), surgindo assim a rede GSM por exemplo.

Os telemóveis baseados nesta tecnologia são muito menores e mais leves que os da 1G. Geralmente pesam entre 100 a 200 gramas, tornando-se finalmente dispositivos portáteis, ao ponto de poder usar no bolso ou na camisa. A bateria sofreu também uma grande evolução, ganhou assim mais capacidade e passou a ocupar muito menos espaço.




Telemóveis da Terceira Geração



A tecnologia 3G é a tecnologia que usamos nos dias de hoje e frequentemente associamos à possibilidade de realizar chamadas vídeo e som. No entanto, o princípio fundamental desta tecnologia é mesmo um maior suporte de clientes de voz e dados, essencialmente em áreas urbanas.


A velocidade de transmissão de dados é agora bem mais rápida e impressionante para um dispositivo móvel. Alcançando os 384Kbits/s para sistemas móveis e 2 Megabits/s para sistemas estacionários. Com esta característica é agora possível realizar chamadas de vídeo, navegar na internet, consultar o e-mail; tal como num verdadeiro computador.

O futuro assenta basicamente na informação por streaming de rádio e televisão, isto é, não precisamos sequer de fazer download de determinado conteúdo. Um exemplo de imagem por streaming é a televisão por telemóvel. Esta comunicação é realizada agora a longas distâncias.








Estamos realmente a evoluir tecnologicamente no sentido de nos proporcionar uma melhor qualidade de vida. Mas até que ponto este avanço pode-nos levar? Será que ficaremos dependentes destas tecnologias para “sobreviver”?
Esperemos que digam a vossa opinião!



Sem comentários:

Enviar um comentário